| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Tropa News
Desde: 07/08/2009      Publicadas: 239      Atualização: 21/05/2010

Capa |  Blogs e Colunas  |  Cidades  |  Comida  |  Cultura  |  Diversão  |  Economia  |  Educação  |  Equipe  |  Esporte  |  Informática  |  Mundo  |  Opinião  |  Pérolas iMundas  |  Política  |  Saúde


 Política

  13/09/2009
  0 comentário(s)


Coreia treinou guerrilha brasileira

Em segredo, a Coreia do Norte treinou guerrilheiros brasileiros e enviou dólares a grupos de esquerda que pegaram em armas contra a ditadura militar nos anos 70. Instrutores do Exército coreano que falavam espanhol davam aulas de formação política, de marcha, emboscada, explosivos e manejo de armas leves, como fuzis e carabinas, aos alunos brasileiros.

Coreia treinou guerrilha brasileira



Coreia treinou guerrilha brasileira

País comunista também remeteu dólares para grupos de esquerda que pegaram em armas contra a ditadura

Marcelo Godoy



Em segredo, a Coreia do Norte treinou guerrilheiros brasileiros e enviou dólares a grupos de esquerda que pegaram em armas contra a ditadura militar nos anos 70. Instrutores do Exército coreano que falavam espanhol davam aulas de formação política, de marcha, emboscada, explosivos e manejo de armas leves, como fuzis e carabinas, aos alunos brasileiros.

O Estado entrevistou três dos integrantes de uma turma de brasileiros que treinou táticas de guerrilha rural naquele país - um deles pediu anonimato. Integrantes da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), eles revelaram um segredo da guerra fria, parte da história do apoio dado pelos países comunistas à luta armada no Brasil.

De fato, Cuba e China também treinaram guerrilheiros, que depois voltaram ao Brasil. No caso dos alunos dos coreanos, isso só não ocorreu porque os planos fizeram água após a desagregação de sua organização. "O curso foi muito bom. Tinha a parte militar clássica, mas sempre voltada para o trabalho de guerrilha", afirmou o sindicalista Irany Campos, um dos guerrilheiros do curso.

A turma de brasileiros era formada em sua maioria por militantes de esquerda que foram banidos do Brasil. Presos pelo regime, eles haviam sido enviados para fora do País em troca da libertação de diplomatas estrangeiros sequestrados em 1970 pelos guerrilheiros, como os embaixadores alemão ocidental (Ehrenfried von Holleben) e suíço (Giovanni Bücher).

A direção da VPR acertou com a Embaixada da Coreia em Cuba o envio dos militantes - a ALN quase fechou acordo semelhante. "Tenho conhecimento só de uma turma que esteve lá: a nossa", disse Campos.

Os nove da VPR saíram do Chile e foram para Cuba. Ali pegaram um avião em Havana, que fez escalas no Canadá, em Marrocos e em Moscou, quando houve uma pausa de dois dias. Os soviéticos permitiram a estadia dos brasileiros, que, depois, rumaram à Sibéria, onde o avião fez a última escala antes de Pyongyang.

O acampamento dos brasileiros era próximo da capital. "A gente permaneceu isolado. Só saía de lá com os coreanos", afirmou Jovelina Tonello, única mulher do grupo. A alimentação e estada eram por conta dos coreanos. Toda semana havia sessão de cinema com filmes coreanos traduzidos pelos instrutores. "O professor de caratê era um cara que havia matado 13 em uma emboscada", disse Jovelina. O fato ocorrera na Guerra da Coreia (1950-53).

Parte do treinamento, que durou três meses, ocorreu quando ainda havia gelo. As aulas de formação política eram dadas por coreanos. "Dentro da visão que eles tinham de solidariedade internacional do camarada Kim Il-sung. Nós estávamos ali em função da solidariedade internacional", afirmou Campos, citando o secretário-geral do PC daquele país. Ali o guerrilheiro aprendeu a manusear o fuzil AK-47.

"No fim, tivemos a honra de o governo mandar um representante para almoçar com a gente", disse Jovelina. Ela ainda fez curso de auxiliar de enfermagem, que seria útil mais tarde. Após três meses, os guerrilheiros voltaram a Cuba pela mesma rota. "A maioria seguiu para o Chile", disse um dos guerrilheiros, carioca que militou na VPR.



"VOLTAR PARA LUTAR"

O objetivo era voltar para o Brasil. "Voltar para lutar", disse Campos. Na época, o Chile era governado pela União Popular, liderada pelo socialista Salvador Allende. Jovelina foi uma das militantes que foram parar em Santiago. Naquele período, em 1972, a situação da VPR havia se deteriorado. Três grupos se digladiavam pelo controle da organização. O líder de um deles, o sargento Onofre Pinto, era acusado de traição por sua ligação com José Anselmo dos Santos, o cabo Anselmo, que foi preso e passou a trabalhar para o delegado Sérgio Paranhos Fleury, da polícia paulista.

"Um dia me encontrei com o Onofre e ele me deu um beijo. Eu não entendi nada. Ele disse: "Eu recebi o relatório. Muito bom, muito bom". Aí fiquei sabendo que era o relatório sobre o curso na Coreia", disse Jovelina. A direção da VPR recebeu o relatório dos coreanos por meio dos cubanos. "Eles me felicitaram pelo meu comportamento durante o treinamento."

Jovelina estava em um dos grupos contrários a Onofre e, depois, desligou-se da organização. Passou a trabalhar como enfermeira em uma fábrica até ser presa após o golpe militar contra Allende, em 1973. Como não foi identificada como estrangeira, acabou liberada.

Juntou-se ao marido e a socialistas chilenos na resistência ao golpe, mas em novembro todos procuraram o Refúgio de Padre Hurtado (Santiago), um abrigo para os perseguidos políticos patrocinado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). Ela e seus companheiros saíram do Chile em fevereiro de 1974. Deixaram para trás a luta armada e rumaram para o exílio na Europa e em Cuba, levando com eles o segredo coreano.



ALN ganhou dólares e deu rolex a Kim

Zarattini quis enviar ao país asiático brasileiros que estavam em Cuba



O regime comunista de Pyongyang mantinha contatos com a direção da Ação Libertadora Nacional (ALN), a quem enviou maletas com dólares e ainda aceitou acolher 14 militantes da organização para treinamento. As relações da direção da ALN - o maior grupo da guerrilha urbana no País - com a Coreia do Norte foram importantes.

Prova disso é o depoimento do então militante Aloysio Nunes Ferreira Filho no documentário Tempo de Resistência. Aloysio acompanhara em 1969 o líder da ALN Joaquim Câmara Ferreira até a embaixada coreana em Paris. Na saída, os dois tomaram conhecimento da morte de Carlos Marighella, fundador da organização - Ferreira então voltou ao Brasil e assumiu o comando da ALN até ser morto pela polícia, em 1970.

Quem primeiro revelou as remessas de dinheiro para a ALN no Brasil foi um dos comandantes militares da organização, o escritor Carlos Eugênio Sarmento Coelho da Paz, o Clemente. Ele conta que uma das remessas chegou à ALN em São Paulo em 1971. O dinheiro, cerca de US$ 50 mil, serviu para manter os planos de se criar uma área estratégica de guerrilha rural no País.

"A Coreia ficava longe e não tinha pretensões de interferir na política interna da organização. Não tínhamos lá 20, 30 ou 40 militantes como tínhamos em Cuba", disse Clemente. Ele havia revelado o recebimento do dinheiro coreano em seu livro Nas Trilhas da ALN. Uma vez, seu grupo, depois de "expropriar uma joalheria em São Paulo" resolveu mandar as joias para o exterior.

"A organização não tinha relação com contrabandistas ou receptadores. Não tínhamos o que fazer com as joias e mandamos tudo para o exterior. Mas o Iuri (Iuri Xavier Pereira, morto em 1972 pelo DOI do 2º Exército) resolveu retribuir as maletinhas e mandou um rolex de ouro para o marechal Kim Il-sung (pai do atual secretário-geral do PC do país, Kim Jong-Il)."

Em Cuba, outro dirigente da ALN, Ricardo Zarattini, tentou convencer integrantes da organização que treinavam na ilha para que eles fossem à Coreia e ao Vietnã - 14 iriam para o primeiro e dez ao segundo. Era uma forma de impedi-los de voltar ao Brasil, onde podiam ser presos e mortos. "Eu e o Rolando Frati procuramos os embaixadores." Mas os jovens resistiram ao plano.

Mesmo assim, a Coreia manteve o convite a Zarattini. Ele esteve em um congresso em Pyongyang. "Tinha de fazer um discurso e eles (os coreanos) queriam que eu botasse uma saudação (a Kim Il-sung) "estimado e querido e estimado líder de 40 milhões de coreanos" e uma porrada de elogio, e eu não queria escrever aquilo. Em uma semana que fiquei lá, foram quatro dias só em torno dessa discussão." O discurso saiu sem muito elogio, mas com alguns a Kim Il-sung. "Era uma idolatria tremenda." No fim, o grupo que Zarattini quis enviar à Coreia voltou para o Brasil. Como ele temia, a maioria acabou morta pela repressão.

  Autor:   Abutre do Apedeuta


  Mais notícias da seção Brasil no caderno Política
13/05/2010 - Brasil - Doméstica não é profissão! Dona de casa é prostituta!
Outra coisa, de quem Lulla falou ao se referir às donas de casas dizendo que se vendem por um prato de feijão? Será que falou da própria esposa, Dna. Marisa Perdulária da Silva, que nem a cama deve fazer? ...
14/10/2009 - Brasil - Lula orquestra troca na Vale
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comanda, nos bastidores, uma ofensiva para desestabilizar o executivo Roger Agnelli na presidência da Vale, a maior empresa privada do Brasil. Como mostra reportagem do GLOBO, publicada nesta quarta-feira, nos últimos 15 dias, o presidente deu sinal verde aos fundos de pensão estatais sócios da mineradora e à ...
11/10/2009 - Brasil - Guerra entre Dilma e Serra chega à TV ainda em 2009
Comerciais de PT e PSDB a serem exibidos em novembro e dezembro antecipam tom da campanha...
14/09/2009 - Brasil - Cabo Anselmo, por Carla Pola
Entrevista ao Canal Livre, na Band. Vale a pena vê-lo destruir a esquerda brasileira e calar o jornalista Mitre. É só conferir com os vídeos...Imperdível!!!...
12/09/2009 - Brasil - Depois da Marinha e FAB, Exército espera pacote de R$ 20 bi
Força cobra investimento após promessa do governo de reequipar outras armas; previsão de gastos é de 10 anos...
02/09/2009 - Brasil - Decisão sobre Lei de Imprensa derrubará restrição na WEB - reproduzido por Medusa Petra
Decisão sobre Lei de Imprensa derrubará restrição na webO ministro Carlos Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal, enviou hoje (02/09/2009) para publicação o texto final do julgamento que considerou INCOINSTITUCIONAL a lei de imprensa no último dia 30/04/2009....
28/08/2009 - Brasil - O Dia que perdemos a Justiça. O STF encolheu. Por Carla Pola
Ao impedir que Palocci¹³ ao menos respondesse processo ( havia materialidade e indícios suficientes para isso, 4 ministros viram) por usar a máquina pública a fim de intimidar uma pessoa comum com a quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo, o STF acaba de ajudar na instalação de um estado policial e nossa democracia desce a cada dia mais a ...
27/08/2009 - Brasil - Lula diz que segurança pública é responsabilidade de todos
Presidente defendeu melhores salários para os policiais do país.Ele disse que investimentos em segurança costumam ficar por último....
26/08/2009 - Brasil - SENADO: Heráclito Fortes tira a máscara do Suplicy, Por Carla Pola
A cara-de-pau do Suplicy - PT não tem limites. Elle¹³ quer que o Sarney saia, mas não assinou o recurso.O Sr. Heráclito Fortes (DEM " PI) " Senador Suplicy, V. Exª faz um belo discurso. Não aguentei, não resisti e saí do meu gabinete para assisti-lo. Aliás, gosto muito quando V. Exª fala. Agora, o discurso de V. Exª hoje peca por um aspecto: não é ...
24/08/2009 - Brasil - Caso Palocci, Conselho de Ética e CPI da Petrobras são destaques da semana
STF decide se faz ex-ministro virar réu por quebra de sigilo de caseiro. Na CPI, depoimentos são sobre denúncias de superfaturamento em obras....
24/08/2009 - Brasil - A mãe do PAC e o filho adotivo de Fidel nasceram um para o outro (Augusto Nunes)
José Dirceu será o coordenador da campanha presidencial de Dilma Rousseff, decidiu nesta semana o presidente Lula. É o beijo da morte, compreendeu quem conhece a história do mineiro sessentão que, por querer tudo, hoje é nada. Em agosto de 2003, instalado na chefia da Casa Civil, caprichava na pose de sucessor de Lula. Passados seis anos, vai prest...
22/08/2009 - Brasil - As baixas do PT com Lula presidente
Desde a primeira eleição de Lula, em 2003, partido vem sendo criticado por mudanças em seu padrão ético. E perdeu deputados, senadores e figuras históricas...
22/08/2009 - Brasil - A mãe do PAC e o filho adotivo de Fidel nasceram um para o outro
José Dirceu será o coordenador da campanha presidencial de Dilma Rousseff, decidiu nesta semana o presidente Lula. É o beijo da morte, compreendeu quem conhece a história do mineiro sessentão que, por querer tudo, hoje é nada. Em agosto de 2003, instalado na chefia da Casa Civil, caprichava na pose de sucessor de Lula. Passados seis anos, vai prest...
22/08/2009 - Brasil - O criador empalha as criaturas...É Lula detonando o PT em benefício próprio
Lula assume nos bastidores o comando do PT, lidera a operaçãopara salvar o senador José Sarney de investigação e tira o poucode substância que ainda restava ao partido...
21/08/2009 - Brasil - Para Lula, Mercadante cometeu grave erro político
Em conversa no Palácio da Alvorada, presidente se mostrou muito irritado com senador...
21/08/2009 - Brasil - Segurança da Presidência diz não poder fornecer imagens pedidas pela Câmara
Imagens de segurança do Palácio são apagadas após cerca de 30 dias.Câmara quer imagens para verificar se Lina teve reunião com Dilma....
20/08/2009 - Brasil - PROJETO ORVIL - DIFUSÃO E DOWLOAD DA VERDADEIRA HISTÓRIA DA CONTRA-REVOLUÇÃO
IMPERDÍVEL!O fim do regime militar e a Lei da Anistia não trouxeram a pacificação desejada. Crédulos, os militares voltaram às suas atribuições, confiantes na reconciliação de todos os brasileiros. As mãos foram estendidas em sinal de paz, por um dos lados - as mãos dos vencedores da luta armada -, porém, para os vencidos, o combate continuou. Os d...
20/08/2009 - Brasil - Sem achar nada, acaba 1ª fase de buscas no Araguaia
A quantia de R$ 1,1 milhão foi empregada no pagamento de diárias a civis e militares, aluguel de camionetes e carros, passagens aéreas, alimentação, combustível, hospedagem, manutenção de equipamentos e contratação de firma de serviços gerais (para abertura de valas onde poderiam estar ossadas, por exemplo). ...
19/08/2009 - Brasil - Flávio Arns diz que consultará Justiça para sair do PT
"- Eu me envergonho de estar no PT, com esse direcionamento que o partido está tomando. Quero dizer isso de maneira muito clara para todos os meus eleitores. Houve um equívoco. Quando entrei no partido, achava que bandeiras eram pra valer, não eram de mentira - afirmou o senador, acrescentando que as bandeiras que hoje movem o PT "são bandeiras ele...
19/08/2009 - Brasil - Heráclito: Conselho de Ética 'está vivendo seu funeral'
- Não podemos ter uma ética para atacar os desafetos e outra para proteger os companheiros - afirmou Heráclito Fortes. ...
19/08/2009 - Brasil - Oposição barra manobra pró-Dilma
A intenção de Jucá ao apresentar os requerimentos " um pedia a convocação e o outro um convite para que Dilma comparecesse ao Senado - era vê-los derrubados pela base aliada....
19/08/2009 - Brasil - Em carta, Marina afirma que falta de visão a fez sair do PT
Senadora explica que não deseja mais continuar sua luta ambiental dentro do partido...
19/08/2009 - Brasil - Lembranças são lembranças - Vídeos
Foi onde tudo começou...



Capa |  Blogs e Colunas  |  Cidades  |  Comida  |  Cultura  |  Diversão  |  Economia  |  Educação  |  Equipe  |  Esporte  |  Informática  |  Mundo  |  Opinião  |  Pérolas iMundas  |  Política  |  Saúde
Busca em

  
239 Notícias


Opinião
 

Brasil

 

Limpos X iMundos - por São Black da Direita Golpista

 

Brasil

 

"Lula fecha os olhos para os direitos humanos"

 

Brasil

 

Torpor e poder

 

Brasil

 

O politicamente contraditório, por Pierre (Timer) Montblanc

 

Mundo

 

Milton Friedman fala sobre a Ganância, por Carla Pola

 

Brasil

 

Até tu, São Paulo? Lei Anti-Fumo, João Pereira Coutinho, na Ilustrada de hoje

 

Brasil

 

Tudo como dantes no Senado de Abrantes, por Carla Pola.

 

Brasil

 

Guerrilha do Araguaia e as ameaças ( Gen Aloísio Rodrigues dos Santos)

 

Mundo

 

Recado para a esquerda iMunda II - Por São Black da Direita Golpista - Vídeo


Blogs e Colunas
 

Brasil

 

A Tropa na Veja no blog do mestre Augusto Nunes

 

Oriente Médio

 

FHC deve estar morrendo de rir. Eu? Idem!

 

Brasil

 

Os salários dos executivos da Petrobras

 

Brasil

 

Delegado conta como "terrorismo" se infiltra no Brasil - Blog do Josias

 

Brasil

 

MERCADANTE SÓ SURPREENDE QUEM NÃO CONHECE MERCADANTE - Reinaldo Azevedo

 

Brasil

 

Mercadante: "Minha disposição é de sair da liderança"

 

Mundo

 

ESCRAVIDÃO E RACISMO

 

América Latina

 

A droga é nossa - Por Carlos Alberto Sardenberg

 

Brasil

 

A UNIVERSAL É O PT DA RELIGIÃO, E O PT E A UNIVERSAL DA POLÍTICA - por Reinaldo Azevedo


Economia
 

Brasil

 

Brasil tem a supervisão bancária mais eficaz do mundo, diz relatório

 

Ásia

 

Vc. confia na China? - por Sandra Salen

 

Brasil

 

Economia do governo para pagar juros cai pela metade

 

Mundo

 

Romênia e o Capitalismo - Vídeo

 

Mundo

 

Para autor de 'O Mundo é Curvo', China pode ser próxima 'bolha' da economia

 

Brasil

 

Lula e o mistério do desenvolvimento

 

Mundo

 

"A riqueza virá do campo",

 

Mundo

 

Intervencionismo, regulação e livre mercado

 

Brasil

 

A pedido do MST, governo atualiza índices


Cidades
 

Brasil

 

Carrefour afasta funcionários de Osasco após agressão a cliente

 

Brasil

 

Abastecimento de água será interrompido na zona sul

 

Brasil

 

Mais uma manifestação: dessa vez, Força Sindical interdita ruas centrais de Curitiba

 

Brasil

 

População de São Paulo ultrapassa 11 milhões, diz IBGE

 

Brasil

 

A marginália em passeata por Curitiba

 

Brasil

 

Governo confirma primeira morte por gripe suína em Porto Alegre; Brasil soma 133


Mundo
 

América Latina

 

Informações do Relatório do Conselho de Segurança da ONU sobre a destituição de Zelaya

 

América Latina

 

ONU muda de idéia a respeito de Honduras

 

América Latina

 

Senado argentino aprova lei de comunicações

 

Oriente Médio

 

EUA dizem que irão focar no tema nuclear em conversas com o Irã

 

América Latina

 

Os fiscais de Chávez nas ruas da Venezuela!

 

América Latina

 

Evo Morales e Fidel Castro são declarados "heróis" pela ONU

 

América Latina

 

Suprema Corte de Honduras rejeita volta de presidente deposto

 

América Latina

 

VENEZUELANOS NAS RUAS CONTRA CHÁVEZ, e a "violência democrática" que foram atacados, Polícia de Chávez tentou sufocar as pessoas dentro do Metrô!, por Carla Pola

 

América Latina

 

Bases militares dos EUA são ameaça à integração regional, diz Chávez