| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Tropa News
Desde: 07/08/2009      Publicadas: 239      Atualização: 21/05/2010

Capa |  Blogs e Colunas  |  Cidades  |  Comida  |  Cultura  |  Diversão  |  Economia  |  Educação  |  Equipe  |  Esporte  |  Informática  |  Mundo  |  Opinião  |  Pérolas iMundas  |  Política  |  Saúde


 Opinião

  20/08/2009
  0 comentário(s)


Guerrilha do Araguaia e as ameaças ( Gen Aloísio Rodrigues dos Santos)

Não me surpreendi com a Portaria do Ministério da Defesa, que trata do resgate de ossadas de integrantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) mortos no Araguaia nos anos de 1972/73/74, nem com as suas repercussões na imprensa, nem com as declarações de seus militantes, particularmente Criméia Alice Schmidt de Almeida, sobre a qual farei considerações a respeito da sua saída da área de guerrilha no sudeste do Pará, no segundo semestre de 1972.

Guerrilha do Araguaia e as ameaças ( Gen Aloísio Rodrigues dos Santos)Guerrilha do Araguaia e as ameaças
Gen Aloísio Rodrigues dos Santos
18 de Agosto de 2009

"Não me surpreendi com a Portaria do Ministério da Defesa, que trata do resgate de ossadas de integrantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) mortos no Araguaia nos anos de 1972/73/74, nem com as suas repercussões na imprensa, nem com as declarações de seus militantes, particularmente Criméia Alice Schmidt de Almeida, sobre a qual farei considerações a respeito da sua saída da área de guerrilha no sudeste do Pará, no segundo semestre de 1972.

Já fiz inúmeras observações anteriores sobre a guerrilha, onde destaco as características físicas da área; o aliciamento, a doutrinação e o recrutamento de jovens; o tratamento às vítimas; a realização de cursos no exterior; os combates de encontro; o apoio político e o apoio financeiro do exterior; a transferência do foco para o PCdoB; e outras, todas citadas em textos já publicados na internet. Algumas dessas considerações constarão, parcialmente, deste texto para sua melhor compreensão.

No início da década de 60, provavelmente após o congresso de fundação do P C do B (11 a 18 de fevereiro de 1962), alguns militantes do partido foram designados para a realização de cursos de guerrilha rural na Academia Militar de Pequim, sob os auspícios do Partido Comunista Chinês.

Ao mesmo tempo, o comitê central do partido já sistematizava diretrizes, procedimentos e ações, visando ao reconhecimento de áreas no interior do Brasil propícias ao desenvolvimento da guerra de guerrilhas. Essas áreas deveriam estar distantes das regiões mais desenvolvidas e dos grandes centros urbanos, do poder político e dos órgãos de segurança do Estado; ser de difícil acesso, com uma população rarefeita e abandonada pelo poder central e com amplos vazios demográficos; e outras características que favorecessem a implantação, o crescimento e o desenvolvimento da guerrilha rural, que seria o instrumento e o estímulo visando a criação de um "Exército Popular de Libertação".

Dentre as áreas que possam ter sido alvos de interesse por parte do partido, destaco uma no sudeste do Pará; outra no norte de Goiás (hoje Tocantins), na região conhecida como Bico do Papagaio; uma terceira em Mato Grosso; e por último uma localizada na divisa de Goiás com Mato Grosso. As demais foram descartadas por inúmeras razões.

Definido o sudeste do Pará como área prioritária, em 1966 os primeiros militantes já se homiziavam na região, reconhecendo detalhadamente o terreno e aproximando- se da humilde população rural e urbana dos pequenos núcleos habitacionais, para estabelecer e propor ao comitê central os locais mais adequados para receber os futuros "guerrilheiros", recrutados e aprovados pela direção do partido.

Assim, concluída a primeira fase para a futura ocupação da área, em 24/12/1967 os primeiros jovens aliciados chegavam ao seu destino final. Duas rotas de acesso à região foram definidas pelos "estrategistas" do partido. Uma pelo nordeste, considerada secundária, passava por Imperatriz(MA) . A principal iniciava-se por São Paulo(SP), passava por Anápolis e Araguaína em Goiás e chegava em Xambioá no Pará. A grande maioria dos aliciados foi conduzida por essa rota pelos integrantes do comitê central, considerada também a principal rota de saída.

De dezembro de 1967 a março de 1972 -4 anos e 4 meses- aproximadamente 60 jovens foram levados e incorporados ao grupo que lá havia se instalado desde 1966. Efetivo muito reduzido para quem se propõe a criar um exército de libertação. Um sonho. Uma irresponsabilidade de homens e mulheres idosos, comunistas experientes e inescrupulosos, que não titubearam em tirar jovens do seio de suas famílias,conduzi- los ao Araguaia e induzi-los a resistir até à morte.

Identificada a área pelos órgãos de segurança, praticamente todos os "guerrilheiros" foram abandonados à própria sorte pelos principais dirigentes, que não mais lá retornaram nos anos subsequentes. De certa forma julgo emblemática a prisão da militante Rioko Kayano, que mais tarde se casaria com José Genoíno. Elza de Lima Monnerat, dirigente que, clandestinamente, a conduzia para se integrar a área, abandonou-a e a delatou aos agentes que revistavam o ônibus em que viajavam, retornando de imediato à São Paulo.

Mas, a comissão militar da guerrilha e o núcleo mais importante dos dirigentes do comitê central, esses a mais de 2.000 Km de distância da área, exigiam o cumprimento espartano das decisões e a aceitação indiscutível de procedimentos, tudo imposto pela comissão militar. Dentre essas normas, destaco pela relevância uma decisão com os seus desdobramentos e um procedimento imposto, apenas, às "militantes comuns".

A decisão refere-se à segurança da área, que assim pode ser objetiva e sinteticamente resumida: "quem entrar na área não pode dela sair, qualquer que seja o motivo, pois a saída poderá comprometer a segurança da área e do partido". As exceções eram prerrogativas dos dirigentes de maior nível.

Para fazer cumprir essa decisão, algumas ameaças, veladas ou não, foram transmitidas ao conjunto como orientações importantes para a segurança da guerrilha e do partido, estimulando o cumprimento das normas e inibindo e ameaçando os que se propusessem a abandonar a área a saber:

Primeira: "se você for preso pelo Exército, você será torturado até a morte", o que levou a grande maioria dos militantes a resistir até à morte no decorrer das operações.
Segunda: "se você abandonar o seu ponto de apoio (como eram chamados os locais de moradia) e o seu destacamento, você não sobreviverá no interior da selva".
Terceira: "quem entrar na área não poderá dela se ausentar, mesmo temporariamente, ou sair sem autorização da comissão militar ou do comitê central".

Nessa última ameaça poderíamos enquadrar o destino do militante "Mundico", Rosalindo de Souza. Disposto a abandonar a área, foi "justiçado" por decisão da comissão militar, episódio acobertado e, até hoje, não explicado de forma conveniente e convincente pelos dirigentes partidários.

Quanto ao procedimento específico para as mulheres, a constatação de uma gravidez exigia a realização de um aborto, pois a saída da área, para a segurança do recém nascido e para o sucesso do parto, poria em risco a segurança do partido e da guerrilha. Tal circunstância levou uma gestante e seu companheiro, ameaçados pela direção que exigia o aborto, a se evadirem da área, ambos retornando à sua cidade de origem, onde permaneceram algum tempo na clandestinidade.

Em contrapartida, a militante Criméia Alice Schmidt de Almeida, hoje residindo em São Paulo/SP, foi autorizada a sair da área em condições semelhantes, ao final de 1972, pois mantinha relacionamento familiar com um dirigente do P C do B (Criméia era companheira de André Grabois, filho de Maurício Grabois membro da comissão militar). Dois pesos, duas medidas.

Essa mesma militante, em reportagem ao jornal "Estado de São Paulo" de 24/06/2009, "representante da comissão dos familiares dos mortos e desaparecidos na ditadura militar(1964- 1985)", afirmou que a presença do Exército na região "é uma estupidez", ao mesmo tempo em que exigia, praticamente, que a comissão nomeada pelo Ministério da Defesa(MD) fosse transferida para outro órgão, retirando do Exército as responsabilidades que a sua coordenação impunha.

Finalizando, pergunto: Que autoridade moral tem essa senhora para exigir que o representante do Exército se constitua em um mero legitimador dos trabalhos e das decisões dessa comissão? Já se esqueceram ou ainda se lembram(?) de uma mulher de valor e honesta, integrante da comissão de anistia, que dela se demitiu, em caráter irrevogável, em razão da parcialidade das votações sempre aprovadas por uma maioria injusta, partidária, ideológica e comprometida? A senhora Criméia ainda se julga melhor ou superior à militante do Ceará (Cristina) que fugiu da área de guerrilha, com o seu companheiro (Pedro), para concluir a gravidez e se tornar mãe? Não sente vergonha de ter sido privilegiada e de ter tido apoio e autorização para se afastar da área, enquanto a outra e seu companheiro tiveram de fugir e enfrentar os desafios e os perigos que a selva impõe aos inexperientes?

Gen Aloísio Rodrigues dos Santos

Obs: De forma a contribuir com autoridades do executivo e do judiciário, esclareço que integraram o comitê central do P C do B na década de 70, embora hoje se mantenham muito reservados sobre o episódio do Araguaia, o dirigente atual José Renato Rabelo, que reside em São Paulo/SP, e os ex-dirigentes Aldo Arantes, que reside em Goiânia/GO, e o ex-Deputado Federal pela Bahia Haroldo Lima, que desfruta "merecidamente" das benesses da Petrobras com alto salário. Esses militantes dos anos 70 poderiam dar os seus testemunhos sobre o aliciamento de jovens, alguns menores de 18 anos, o recrutamento para a guerrilha e o abandono dos familiares.

  Autor:   Abutre do Apedeuta


  Mais notícias da seção Brasil no caderno Opinião
02/12/2009 - Brasil - Limpos X iMundos - por São Black da Direita Golpista
"Essa é a diferença entre, nós, Limpos e iMundos. Nós não acobertamos bandidos, seja lá de que partido for. Não politizamos corrupção assim ..."...
27/10/2009 - Brasil - "Lula fecha os olhos para os direitos humanos"
O advogado de presos políticos na Venezuela, na Rússia, na Bulgária e na Guatemala diz que o presidente ignora os abusos de Chávez e AhmadinejadJuliano Machado e Helio GurovitzO banqueiro venezuelano Eligio Cedeño, de 44 anos, cumpre prisão preventiva desde fevereiro de 2007, acusado de fraude financeira. No dia 14, uma corte de apelações ordenou q...
22/10/2009 - Brasil - Torpor e poder
Como as verbas destinadas às ongs companheiras e milhares de cargos criados dentro das grandes instituições nacionais, estatais e governos, Lula pensa que o Brasil é uma extensão de seu gabinete, de seu poder, de seus interesses. Assim sai montado em jato presidencial, de bota e roseta, demarcando o território nacional, fazendo de seu governo, das ...
30/08/2009 - Brasil - O politicamente contraditório, por Pierre (Timer) Montblanc
As "forças ocultas" que dizem lutar pela melhoria entre as relações humanas, parecem acabar por complicá-las ainda mais, fomentando divisões, seja por classe, cor, religião ou modus vivendi...
20/08/2009 - Brasil - Até tu, São Paulo? Lei Anti-Fumo, João Pereira Coutinho, na Ilustrada de hoje
A série "Mad Men" ainda não estreou no Brasil. Lamento. Melhor é impossível. "Mad Men" é o retrato perfeito dos publicitários da Madison Avenue na Nova York sofisticada de 1960. Mas é mais do que isso. Um fresco sobre a grande transição americana: do aburguesamento dos "fifties" à contracultura dos "sixties". Do tédio à lixeira.Um pormenor, porém, ...
20/08/2009 - Brasil - Tudo como dantes no Senado de Abrantes, por Carla Pola.
Alguém esperava outro desfecho no Senado???...
17/08/2009 - Brasil - Gastos secretos são quase metade do total das despesas com cartões, O Estado de S.Paulo
Neste ano, compras sob sigilo somaram R$ 15,7 mi; valores protegidos por lei representaram 33,8% em 2008.Marcelo de Moraes, BRASÍLIALevantamento feito no Portal da Transparência com as despesas dos cartões corporativos do governo federal mostra que os gastos sigilosos já representam 44,95% do total de todas essas contas. Até julho de 2009, de um to...
14/08/2009 - Brasil - A Ditadura da Mídia
O dia em que a mídia perder totalmente seu crédito, estaremos a um passo da ditadura do proletariado....
12/08/2009 - Brasil - Lei antifumo aprovada em SP é inconstitucional
A LEI Federal garante fumódromos e o direito das minorias, e não dá guarida à discriminação...Respeitemos às leis federais......
11/08/2009 - Brasil - Repressão pouca é bobagem
Temos visto nos últimos anos algumas leis surgirem e que vão contra a liberdade individual e a liberdade de expressão. Ha tempos estamos assistindo a queda de braço do governo contra a imprensa que, se não reza a cartilha vremêia¹³, é tida como bandida, mentirosa e incontáveis etecéteras mais. Agora, São Paulo vive o dilema dos fumantes. Uma lei im...
11/08/2009 - Brasil - A volta aonde não estive
Um breve relato de um migrante que retorna por alguns dias. A sensação de estar num local onde passei a maior parte da minha vida é a mesma de estar um local onde jamais estive....
10/08/2009 - Brasil - Visão militar Sobre as bases americanas na Colombia, por Carla Pola
Nossos militares estão mais preocupados com o Bufão da Venezuela que com os americanos....
09/08/2009 - Brasil - Lei anti-fumo!! Uma imposição do Estado na Liberdade do Cidadão e no Direito de Propriedade, por Carla Pola
E Lei anti-fumo é inconstitucional, interfere no direito de escolha do indivíduo, no direito de propriedade e ainda vem com o agravante da delação...Hitler deve estar exultante da onde estiver, creio que no inferno......
09/08/2009 - Brasil - Exército, a verdade incontestável
Brasil cresceu enormemente, de forma estratégicamente planejada, durante o regime militar, chegando a 60% ao ano no governo Médici. Hoje, porém, em termos de crescimento, só ganhamos do Haiti - e ele está em guerra civil. Os únicos crimes que existiam na época eram assaltos a bancos, alguns assassinatos de militares, policiais, bancários...
08/08/2009 - Brasil - O Cabo do Exército Odílio Cruz Rosa. Um preito de reconhecimento.
Aprendi, desde as primeiras letras e ainda nos bancos da catequese, que todas as pessoas são iguais em essência. Por isso, ao acompanhar o noticiário sobre a busca de ossadas humanas na região onde houve a guerrilha do Araguaia, causa-me estranheza a forma desigual como são tratadas as personagens daquele episódio histórico.Os jovens integrantes de...
08/08/2009 - Brasil - Marx, Lenin e Stalin - Por Sandra Salen
De quem é a culpa pela falência do Comunismo?Por qual razão o comunismo foi fadado ao fracasso?O Comunismo existiu?É fácil iludir um povo faminto e analfabeto (no caso da Russia). Só que a Inglaterra e muito menos a França compraram essa idéia.A partir do momento que os Russos foram sendo alfabetizados, notaram que precisavam de mais e mais, precis...
08/08/2009 - Brasil - Não é estranho?
Não é estranho que quase todos os 15000 índios de Roraima tenham sido deslocados e ajuntados pelas ONGs internacionais justamente sobre as maiores jazidas mundiais de nióbio, urânio e ouro existentes ali?(Raposa-Serra do Sol)....
08/08/2009 - Brasil - Lulla queria ser Hitler
Há algumas figuras que eu admiro muito, sem contar o nosso Tiradentes e outros que fizeram muito pela independência do Brasil e pela melhoria das condições do povo (...). Por exemplo, o Hitler, mesmo errado, tinha aquilo que admiro num homem, o fogo de se propor a fazer alguma coisa e tentar fazer (...). Não, não [respondendo ao repórter se admirav...
08/08/2009 - Brasil - Quando os burgueses apareceram.. - Por Sandra Salen
Foi neste momento preciso que eles arrancaram o mundo do apatismo, da idade das trevas. Investiram nas artes, ciências, arquitetura e etc. Sem eles não teriamos o renascimento.Sem eles não teriamos o desenvolvimento tecnológico e cientifico.Sem eles viveriamos como o PT gosta, isto é, na idade do bronze....
08/08/2009 - Brasil - Vamos parar com tanta maldade pessoal! Os petralhas também devoram livros!!!
Quem foi que disse que a petralhada tem nojo de livros?Elles os devoram, na realidade!Tá aqui a prova......
07/08/2009 - Brasil - Mea culpa e confissões de um ex-petista ("O Último Apelo aos Brasileiros Honestos e de Bom Senso")
Amigos e Amigas,Se vocês, como eu, se consideram cidadãos brasileiros honestos, sãotrabalhadores e ainda acreditam que o Brasil pode dar certo, peço um minutode sua atenção para a leitura destas linhas, pois eleição é coisa muito séria!Sou jornalista há 31 anos, fui militante do PT por 15 anos consecutivos eatuei junto ao Diretório Nacional do PT c...
07/08/2009 - Brasil - A TEORIA DOS SAPATOS - Por Sandra Salen
A mais valia de Marx e suas consequências...
07/08/2009 - Brasil - EU ACUSO!!! (J´accuse) - Por Ralph J. Hofmann (Com agradecimento a Émile Zola pelo empréstimo do título)
Meu dever é de falar, não quero ser cúmplice. (E.Z.)Tenham em mente que o capitão de um navio tem em última instância responsabilidade por tudo que acontece a bordo do mesmo. (RJH)Eu acuso Luiz Inácio Lula da Silva de candidatar-se à presidência do Brasil, tendo amplo conhecimento do fato de que não tinha qualidades nem qualificações para sê-lo.Eu ...
07/08/2009 - Brasil - Enquete para PeTralhas
Enquete especialmente desenvolvida pela área de pesquisa do Tropa News para tentar entender o que de fato existe (se existe) na cabeça de um PeTralha......
07/08/2009 - Brasil - O heróico Soldado Mário Kosel Filho
O heróico Soldado Mário Kosel FilhoPor Cel Eng R/1 Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS, 16 de Outubro de 2008 Mário Kosel Filho um herói anônimoMário Kosel Filho nasceu no dia 6 de julho de 1949, em São Paulo. Filho de Mário Kosel, gerente da Fiação Campo Belo e Therezinha Vera Kosel. O Kuka, como era conhecido, cursava o antigo colegial, à noite,...
07/08/2009 - Brasil - A história do "BOI", o informante do DOPS de SP, ao tempo do Governo Militar.
Sabe-se que, ao tempo do contra-golpe de 1964, os militares temiam a liderança de Brizola e sua capacidade de subverter a ordem e causar sérios problemas.O então chamado "bruxo" do governo militar, o Gen. Golbery do Couto e Silva teve a idéia de "inventar" um boneco de esquerda, para amalgamar as ansiedades dos sindicalistas, da imprensa canhota e ...
07/08/2009 - Brasil - O Conservadorismo é válido?
Muitos ditos moderninhos alinham seu discurso com o discurso dos iMundos: Atacam os conservadores por sua religiosidade. Dizem que são "libertários", "ateus" e duvidam dos argumentos dos conservadores por seguirem dogmas católicos. ...
07/08/2009 - Brasil - E a TROPA está News!!!
"A política serve a um momento no presente, mas uma equação é eterna."(Albert Einstein)...



Capa |  Blogs e Colunas  |  Cidades  |  Comida  |  Cultura  |  Diversão  |  Economia  |  Educação  |  Equipe  |  Esporte  |  Informática  |  Mundo  |  Opinião  |  Pérolas iMundas  |  Política  |  Saúde
Busca em

  
239 Notícias